quinta-feira, 7 de março de 2013

Mahāsamādhi de Paramanhansa Yogananda


Hoje, 7 de março, comemora-se o Mahāsamādhido yogi e guru indiano Paramahansa Yogananda. Esse Mahāsamādhi aconteceu em seu último discurso em um jantar promovido pela Self Realization Fellowship, organização criada por ele nos Estados Unidos.
Através dessa organização difundiu técnicas de  Kriya Yoga e a filosofia indiana no Ocidente.

Mahāsamādhi
 (literalmente grande samādhi) é a saída consciente do corpo físico por um yogi realizado na hora da morte. 


(Essa foto é conhecida como o "último sorriso" e foi tirada uma hora antes do Mahāsamādhi)


O jantar, era em homenagem à Binay R. Sen (embaixador da Índia) e sua esposa. Nesse jantar estavam presentes duzentos e quarenta convidados e mais trinta e cinco estudantes da S.R.F. , e seu discurso terminou com as seguintes palavras:

"Eu tenho orgulho de ter nascido na Índia. Eu tenho orgulho de nós termos um grande embaixador representando minha Índia Espiritual. Eu tenho muito orgulho hoje. Frequentemente eu declamo: Mesmo que fogos mortais devastem suas casas e seus dourados arrozais, Para dormir sobre suas cinzas e sonhar com a imortalidade, oh Índia, aí hei de estar! Deus criou a terra; O homem criou os países confinantes e suas imaginárias e frias fronteiras. Mas o Ganges, as florestas, as cavernas do Himalaia e os homens sonham com Deus. Sou abençoado, meu corpo tocou esse solo."

 Após isso, Paramahansa Yogananda esgueirou-se ao chão, com um sorriso tranquilo no rosto, o qual misteriosamente permaneceu por vinte dias em que ficou exposto para a despedida de devotos de vários países. Atestam que ele dizia, que não queria morrer em um leito, mas sim calçado com suas botas, falando de Deus e da Índia.
Durante os vinte dias que ficou exposto, seu corpo não sofreu nenhum tipo de desintegração física.
Yogananda enquanto esteve em sua vida terrena, sempre lembrava que a celebração de um aniversário de uma alma que alcançou a real percepção de Deus não deve ser subestimada como uma cerimônia meramente social. Nessa ocasião, as vibrações divinas de um mestre são mais fortes que nos demais dias do ano, porque no mundo astral, também está havendo celebrações.


* 05/01/1893
+ 07/03/1952

-ElisandraBS-

_/l\_

...........................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário