segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Preconceito : normal e bom (?!)





Pelo título desse post, quem lê já pensa : tá pinel mesmo, declarar que acha preconceito bom e normal !!!
Bem, a "coisa" não é bem por aí ... primeiro vou explicar. Preconceito como todo mundo já sabe, é um pré-conceito, uma opinião que formamos sobre alguém ou algo, antes mesmo de conhecer ou saber a verdade.
Isso é normal? Claro! Quem não faz isso? A não ser que se tenha muita preguiça mental.
Bom? Humm... aí depende, vamos ver em que aspecto considero bom.
O preconceito é bom porque antes mesmo de conhecer "o objeto" em questão, começamos "formular" como ele é ... isso é positivo, é sinal de interesse nesse "algo" do qual estamos construindo pré-conceitos. Partindo desses pré-conceitos, o caminho é conhecer, e depois eliminar os conceitos errados e passar a entender os verdadeiros. Agora, o preconceito é uma coisa  ruim, digo muito ruim, quando usado de forma negativa, para denegrir o "objeto" em questão, e até mesmo discriminá-lo.
Discriminação sim é uma coisa muito ruim, que parte de pré-conceitos ruins.
Quem somos nós nesse mundo para discriminar alguém ou algo? Seres superiores, mais lindos, inteligentes e corretos? Estamos longe disso, não é mesmo?
Então, sempre que nos "pegarmos" criando pré-conceitos, paremos para pensar : isso é positivo, para mim e para o "objeto" em questão? Se não for, pare por aí, pois é uma grande perda de tempo, perda de energia ... e tempo e energia são coisas preciosas que devem ser gastas com coisas úteis.

- ElisandraBS -


Nenhum comentário:

Postar um comentário