segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Água durante a prática de Yoga: pode ou não?

Osnir Cugenotta, professor do espaço Shivalaya em São Paulo:

"Não se deve beber água nem antes nem durante nem (por pelo menos meia hora) depois da prática. Durante a prática de ásanas e pranayamas nós mudamos a direção natural dos vayus. A inspiração consciente reverte o prana para baixo. A expiração consciente promove a elevação do assoalho pélvico (mula bandha), o que reverte apana vayu para cima. Durante a retenção, após a inspiração , samana vayu é acionado, o que une prana e apana levando-os para a boca do sushumna nadi, direcionando a Kundalini para cima. Essa ascensão da energia depende de samana vayu. Se comermos ou bebermos logo após a prática, samana vayu , que é responsável pelas assimilações , ficará ocupado e não será possível sua atuação em prol da autorrealização, que depende da ascensão da Kundalini. 
Se houver a necessidade de esvaziar a bexiga, apana voltará a fluir para baixo, neutralizando, assim, os aspectos mais importantes e profundos da prática. Se bebermos água ficaremos apenas com os benefícios físicos e não com os mais sutis  que é o que difere o Yoga de uma simples atividade física.

Li esse artigo do professor Osnir Cugenotta na revista Prana Yoga Journal e achei importante compartilhar aqui no Blog.
Não sabia disso, e vivia carregando uma squeeze para dar umas goladas! Aqui é muito calor, e água é uma coisa que tenho sempre em mãos, importantíssima! Mas a partir de agora, que sei disso, nem antes nem durante nem depois (por pelo menos meia hora)...


-ElisandraBS-
_/l\_ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário