quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Yamas e Nyamas

Yamas e Nyamas são preceitos, princípios éticos e morais que guiam a vida do yogi. Esses códigos de ética foram desenvolvidos por Patanjali (200 A.C.), que foi quem compilou os Yoga Sutras.
Para evoluirmos espiritualmente é fundamental desenvolvermos a ética em nossa vida.
Os Yamas referem-se às condutas externas ao ser, levando-o ao respeito à todos os seres, ao Universo. Já os Nyamas, referem-se às condutas internas, levando a uma percepção de si, do ser Real.

Yamas tem como  princípios:

- Ahimsa : não violência (Contra tudo mesmo! Não violência implica um verdadeiro respeito à todas as manifestações de vida, inclusive a sua!)

- Satya: verdade (A verdade, sempre! Contigo e com os outros. Principalmente contigo, pois se você não for verdadeiro consigo, não poderá ser com os demais.)

- Asteya: integridade (não roubar, não invejar ...e não roubar, não significa apenas roubar coisas materiais, as pessoas só pensam no material, mas muitas vezes estão roubando coisas preciosas das outras, como seu tempo, sua atenção, sua liberdade, etc.)

- Brahmacharya: controle dos impulsos, que significa " indo em direção a Brahma".É ter os sentidos sobre controle, inclusive os sexuais. É não dissipar suas energias com coisas fúteis, mundanas.
(Recomendo ler mais nesse site: Brahmacharya - http://movimentoequilibrio.wordpress.com/preceitos-eticos/)
- Aparigraha: desapego. Sem desapego não poderemos alcançar uma evolução espiritual, não alcançaremos liberdade para viver na essência pura. Precisamos de pouco para viver, não precisamos acumular coisas, nada, nem ninguém.


Nyamas tem como princípios:

- Saucha: limpeza, purificação. Externa ou interna., incluindo a higine física, mental e boa alimentação.

- Santosha: contentamento, paz consigo mesmo e com o Universo.Bem estar interior permanente e inabalável.

- Tapas: disciplina, determinação na ação

- Svadhyaya: auto-estudo, auto-observação, sem julgamentos ou críticas. É observar-se durante todos os momentos, em suas emoções, sua respiração, seus movimentos, seu corpo, enfim, em todos os aspectos do seu ser, para conhecer-se melhor. O Svadhyaya nos conduz ao estado de concentração e meditação.

- Ishvara: entrega. Entrega de forma pura e confiante ao Universo, crendo que coisas boas estão sendo conspiradas à nosso favor.


Para praticar esses preceitos em nossas vidas, não é tão difícil, mas temos que começar, pondo em prática o verbo querer, depois o fazer, o perseverar, e por aí vai ... sem se importar com o que os outros vão dizer, afinal, você estará seguindo o caminho da ética, o caminho do bem, para você e todo o Universo. Lembre-se: o normal nem sempre é o legal! (Isso é, o que todos fazem, não quer dizer que é o certo.)


- ElisandraBS - 

Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário